Conmebol define sorteio dos grupos da Copa com clubes classificados e potes confirmados. Fase preliminar, terceira fase da Libertadores e benefício do gol qualificado presentes.
Os times já garantiram suas vagas e agora aguardam ansiosamente pelo sorteio que vai definir os confrontos da próxima fase da competição. Com sete representantes do Brasil na disputa, a expectativa é alta para saber qual será o destino de Corinthians, Bragantino, Cruzeiro, Athletico-PR, Cuiabá, Fortaleza e Internacional nos grupos da Copa Sul-Americana de 2023.
O sorteamento dos grupos promete emoções e surpresas para os torcedores, que aguardam para descobrir quais serão os adversários de seus times do coração. A seleção dos confrontos será feita de forma aleatória, sem prejudicar nenhuma equipe presente. O sorteio está marcado para acontecer em breve, então prepare-se para acompanhar de perto as definições que vão movimentar o cenário do futebol sul-americano.
Novos clubes já classificados após sorteio
A competição já contava com 12 equipes classificadas, mas conheceu os outros 16 após o término do sorteamento pela fase preliminar do torneio. O vencedor de cada duelo garantiu sua vaga na fase de grupos da Sul-Americana de 2024.
Fase preliminar do torneio define participantes
Os últimos quatro classificados vieram da terceira fase da Libertadores: Red Bull Bragantino, Nacional-PAR, Always Ready-BOL e Sportivo Trinidense-PAR, que foram derrotados por Botafogo, Palestino-CHI, Nacional-URU e o Colo-Colo, respectivamente.
Saiba mais sobre o sorteio dos grupos da Sul-Americana
O sorteio dos grupos da Sul-Americana acontece na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), na cidade de Luque, no Paraguai, onde fica a sede de Conmebol. Os 32 times serão divididos em oito grupos de quatro cada. Os primeiros colocados de cada chave avançam ao mata-mata, enquanto os segundos disputam um playoff com os terceiros vindos da fase de grupos da Libertadores.
Curiosidades sobre as etapas do sorteio
Equipes do mesmo país não podem se enfrentar na fase de grupos da Sul-Americana, mas há uma exceção. Caso esse time venha da terceira fase da Libertadores, ele pode cair na chave de outro do mesmo país. Por exemplo, o Red Bull Bragantino pode ser sorteado no grupo de outro clube brasileiro. Em todas as etapas do mata-mata, os confrontos serão disputados em sistema de ida e volta. Não há mais o benefício do gol qualificado (fora de casa).
Expectativas para a final da competição
O único duelo em partida única é a final, prevista para o dia 23 de novembro, ainda sem local confirmado. A distribuição dos clubes por potes foi definida com base no ranking da Conmebol, divulgado no ano passado. A fase de grupos está prevista para ser disputada entre 3 de abril e 29 de maio. É importante dizer que os clubes do mesmo pote não podem cair na mesma chave.
Potes do sorteio da Sul-Americana
Veja, abaixo, os potes do sorteio da Sul-Americana: Pote 1: Boca Juniors, Athletico Paranaense, Internacional, Racing, Corinthians, Defensa y Justicia, Cruzeiro e Lanús; Pote 2: Fortaleza, Argentinos Juniors, Independiente Medellín-COL, Delfín-EQU, Unión La Calera-CHI, Danubio-URU, Metropolitanos-VEN e Coquimbo Unido-CHI; Pote 3: Universidad Católica-EQU, Universidad César Vallejo-PER, Sportivo Luqueño-PAR, Cuiabá, Nacional Potosí-BOL, Belgrano-ARG, Racing-URU e Sportivo Ameliano-PAR; Pote 4: Real Tomayapo-BOL, Alianza FC-COL, Deportivo Garcilaso-PER, Rayo Zuliano-VEN, Red Bull Bragantino, Nacional-PAR, Always Ready-BOL e Sportivo Trinidense-PAR.
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo