Ciclo de seminários sobre Educação Digital para transformação curricular na educação básica com 12 atividades, incluindo Painel 1 e 2. Redes estaduais e municipais participam.
No dia 2 de abril, terça-feira, está previsto o segundo encontro dos seis seminários promovidos pelo Ministério da Educação (MEC) que abordam a importância da educação digital para a transformação curricular na educação básica.
É fundamental discutir a inserção da educação digital nos currículos escolares, buscando caminhos inclusivos para a atualização do ensino e aprendizagem. A Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular é essencial para preparar os estudantes para o mundo digital em constante evolução.
Importância da Educação Digital nos Currículos
Na ocasião, a partir do tema ‘Educação digital e currículo‘, pesquisadores e especialistas discutirão a importância da educação digital no currículo da educação básica como área de conhecimento contemporânea e direitos de aprendizagem.
O evento também contará com a participação de representantes de redes municipais e estaduais de educação, os quais compartilharão experiências de incorporação da educação digital de forma transversal, específica e como eletiva no currículo da educação básica. O ciclo de atividades terá, além dos seminários, seis oficinas.
A primeira delas aconteceu no Fórum Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Nordeste, e os participantes se reuniram para debater modelos de implementação da educação digital nas escolas.
Organizados pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), os compromissos serão desenvolvidos entre março e junho deste ano e fazem parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A política visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do Brasil.
Participação de Redes Municipais e Estaduais de Educação
Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil. Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Computação na Educação Básica (BNCC Computação), complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Ciclo – O ciclo contará com duas vias de trabalho, sendo uma informativa (on-line) e outra colaborativa, para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino. Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação.
Painéis e Temáticas de Debate
O evento contará com dois painéis, compostos por: Painel 1: ‘Desafios curriculares da educação digital’ Participantes: a coordenadora da pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação, no Cetic.br, Daniela Costa; a consultora da unidade de EduTech do Banco Mundial, Lúcia Delagnello; e o professor doutor do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Armando Valente.
Painel 2: ‘Integração da educação digital nos currículos’ Participantes: o secretário de Educação do Município de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos; a coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Regina Gavassa; e o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Ricardo Martins.
Para visualizar o restante do cronograma, basta acessar a aba de currículo do Escolas Conectadas.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo