Estudantes da rede estadual de Recife embarcaram para entrevista no Consulado dos EUA, parte da preparação para intercâmbio.
📲 Acompanhe o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. Os estudantes das escolas públicas do Piauí que se destacaram no Seduckathon partiram, hoje, para Recife (PE), dando início a mais uma fase de preparação para o intercâmbio internacional. Em Recife, eles serão entrevistados no Consulado dos Estados Unidos, como parte do processo de seleção.
No intercâmbio cultural, os alunos terão a oportunidade de vivenciar novas experiências e ampliar seus horizontes. A troca de conhecimento e a imersão em uma nova cultura serão fundamentais para o crescimento pessoal e acadêmico desses jovens talentosos.
Estudantes Piauienses Ansiosos por Intercâmbio nos Estados Unidos
Os premiados no Seduckathon foram contemplados com um intercâmbio educacional que se inicia em setembro, levando-os a Massachusetts, nos Estados Unidos, e Seul, na Coreia do Sul. Até a data da viagem, os estudantes e professores continuam com a preparação para a jornada de 30 dias.
O estudante Felipe de Oliveira Brito, de 16 anos, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, está entre os 29 alunos selecionados para participar do intercâmbio nos Estados Unidos. Na madrugada de quarta-feira, enquanto seus pais se preparavam para o trabalho em Cocal dos Alves, Felipe embarcou em seu primeiro voo com destino a Recife, onde deu início ao processo de obtenção do visto norte-americano.
‘Esse intercâmbio será enriquecedor para mim e meus colegas, acrescentando valor ao meu currículo. Acredito que essa oportunidade foi um marco na minha vida’, avalia o estudante.
Na capital pernambucana, os alunos estão acompanhados por seis professores e pelo secretário de Estado de Educação, Washington Bandeira. O grupo embarcou às cinco da manhã para acompanhar os seis times vencedores do Seduckathon em Recife, onde será realizado o processo de emissão dos vistos norte-americanos. Todos estão entusiasmados com essa etapa da preparação para o intercâmbio educacional que ocorrerá em escolas técnicas de tecnologia da informação em Massachusetts nos próximos meses de setembro e outubro.
Kamilly Bianca, aluna do curso de desenvolvimento de sistemas no Ceti Liceu Parnaibano, expressava sua ansiedade antes do embarque. ‘Estou muito animada com essa viagem, espero que seja divertida. Estou ansiosa para o tour pela cidade, conhecer novos lugares, voar de avião pela primeira vez e, principalmente, passar pela importante etapa da entrevista do visto.’
Por sua vez, Fabiana Duarte, do Ceti Paulo Freire em Guaribas, recorda que sua jornada rumo ao intercâmbio começou antes mesmo de considerar essa possibilidade. Originária do interior da Bahia, sua vida mudou quando sua mãe optou por buscar melhores oportunidades na rede estadual de ensino do Piauí. ‘É minha primeira vez voando. Estou bastante nervosa’, revela Fabiana, tentando esconder o medo de altura que logo confessou. ‘Minha antiga escola no interior da Bahia teve uma pausa prolongada, então minha mãe decidiu apostar na educação em Guaribas.’
A emoção também invadiu as famílias dos intercambistas, que acompanham com orgulho e expectativa essa incrível oportunidade de troca cultural e aprendizado.
Fonte: © A10 Mais
Comentários sobre este artigo