Cesta Básica: informações sobre indicadores, divulgações, repercussão do atentado, presidência, Federal Reserve, atividade econômica forte e alta dos preços.
A semana que se inicia hoje (15) trará novos dados e projeções relevantes sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e no exterior. Os analistas econômicos estarão atentos, por exemplo, ao famoso ‘Livro Bege’ dos Estados Unidos, que apresentará a atual situação da economia americana na quarta-feira (17). Além disso, na Europa serão divulgados números de inflação no mesmo dia e a decisão monetária do Banco Central Europeu no dia seguinte (18).
No Brasil, as prévias do PIB indicam um cenário de crescimento moderado para o próximo trimestre. As projeções do mercado apontam para um aumento gradual do indicador, conhecido como PIB, ao longo do ano. Esses dados são fundamentais para a análise da saúde econômica do país e influenciam as decisões de investidores e empresários. É importante ficar atento às novas informações que serão divulgadas nos próximos dias.
PIB em Destaque: Projeções e Indicadores
Por aqui, o foco principal já ocorre hoje. O IBC-Br, indicador amplamente conhecido como ‘prévia do PIB’, está programado para ser divulgado às 9h. Além disso, os investidores estão atentos às projeções do mercado fornecidas pelo Boletim Focus. Outros pontos importantes do dia incluem o desempenho do PIB da China, que também promete influenciar as negociações, a repercussão do atentado contra o candidato à presidência dos EUA, Donald Trump, e os discursos de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed).
De acordo com a mediana de 22 estimativas de economistas e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data, o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) deve ter desacelerado e apresentado um avanço de 0,30% em maio em relação a abril. As projeções variam de uma queda de 0,60% a um aumento de 0,90%. A divulgação do indicador pelo Banco Central está marcada para as 9h.
Assim como outros indicadores de atividade, o IBC-Br está em destaque por revelar não apenas a força da economia brasileira, mas também por fornecer pistas sobre a pressão inflacionária atual, uma das principais preocupações do BC. Uma atividade econômica robusta pode indicar maior emprego e, consequentemente, mais renda e gastos. No entanto, isso pode acarretar em pressões inflacionárias.
A preocupação com a alta dos preços tem sido uma das questões centrais abordadas pelo Banco Central, levando à interrupção do ciclo de cortes da Selic. Essas preocupações refletem nas expectativas do mercado. Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, que traz as projeções dos economistas para indicadores como dólar, PIB, Selic e inflação.
Além dos eventos locais, o mercado também está de olho no cenário internacional. A repercussão dos dados da China é um dos pontos em destaque. Recentemente, o país asiático anunciou que seu PIB cresceu 4,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, abaixo da expectativa de 5%. Essa desaceleração pode ter impactos negativos nos mercados, especialmente para as empresas exportadoras brasileiras para a China.
Os Estados Unidos também estão no radar dos investidores, principalmente após o atentado contra Donald Trump. Analistas apontam que o mercado pode iniciar o dia com cautela. Outro ponto de atenção é o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, em um evento em Washington às 13h de Brasília. Após as últimas divulgações e projeções, o mercado aguarda com expectativa os desdobramentos desses eventos nos mercados locais e internacionais.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo