Vinicius Jr. recebeu apoio após mais um ato de racismo na Espanha. Manifesto global contra preconceito esportivo em meio às oitavas de final da Champions League.
O racismo é uma prática discriminatória baseada na crença de que existe superioridade de determinada raça sobre outras. Infelizmente, mesmo com os avanços sociais e legislativos, o racismo ainda é uma realidade em diversos contextos, prejudicando a convivência e a igualdade entre as pessoas. Combater o racismo é dever de todos e a educação é uma ferramenta poderosa para desconstruir estereótipos e promover a inclusão.
O preconceito, assim como o racismo, é uma forma de discriminação que se manifesta de diversas maneiras no cotidiano. Seja através de comentários, atitudes ou exclusão de determinados grupos, o preconceito gera divisões e injustiças sociais. É fundamental questionar nossas próprias crenças e comportamentos para construir uma sociedade mais justa e igualitária. A luta contra o racismo e o preconceito deve ser constante e coletiva, buscando sempre a promoção da diversidade e do respeito mútuo.
.
CBF e apoio a Vinicius Jr.
A CBF e o presidente Ednaldo Rodrigues demonstraram apoio a Vinicius Jr., atacante do Real Madrid, após mais um ataque racista sofrido por torcedores na Espanha. Por meio de nota nas redes sociais, o dirigente destacou as punições que a CBF tem promovido contra atos desse tipo e afirmou que sua luta será para retirar os racistas dos estádios. Todo o meu apoio ao Vinicius. Sei que o preconceito atinge a alma. Por isso, vou continuar lutando para punir e retirar os racistas dos estádios. A CBF foi a primeira entidade nacional a incluir penas esportivas contra o racismo e segue na luta sem trégua contra o preconceito’, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. ‘O combate ao racismo no futebol é uma das minhas missões também no Conselho da Fifa.
Manifesto global e Congresso da entidade
Nesta quinta-feira, a Fifa informou que fará um manifesto global contra o racismo em maio. O anúncio será no Congresso da entidade com a participação das 211 filiadas. Vinícius, siga fazendo gols, driblando os adversários e encarando os racistas. O futebol brasileiro está ao seu lado, enfrentando os preconceituosos‘, completou. Antes da partida contra a Inter de Milão, pelas oitavas de final da Champions League, torcedores do Atlético de Madrid chamaram Vini Jr. de ‘chimpanzé’. O vídeo foi torcedores nas redes sociais.
Ofensas e atitudes racistas
De acordo com o jornal As, de Madri, as ofensas aconteceram enquanto um grupo de torcedores mudou a letra de uma canção que apoiava o Atlético para atacar o brasileiro. ‘Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé’, gritaram um grupo de colchoneros, em vez da tradicional música ‘alé, alé, aké, Atleti te amo, contigo até o final’.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo