Avaliação da maturidade digital em saúde nos estados e municípios participantes do Programa SUS Digital, com envio periódico de dados.
Na próxima segunda-feira (5), termina o prazo para submissão do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD), ferramenta que avalia a maturidade digital em saúde nas unidades federativas e municípios que participam do Programa SUS Digital. A Saúde Digital tem se mostrado cada vez mais essencial para a modernização e eficiência dos serviços de saúde, permitindo uma melhor integração de informações e agilidade no atendimento aos pacientes.
A Saúde Digital é um campo em constante evolução, e a avaliação da maturidade digital é fundamental para identificar pontos de melhoria e promover avanços na área da saúde. Com o INMSD, é possível acompanhar o progresso das instituições de saúde e incentivar a adoção de tecnologias que contribuam para a qualidade e eficiência dos serviços prestados. A digitalização dos processos de saúde é um caminho sem volta, e a busca pela maturidade digital é essencial para garantir um atendimento cada vez mais ágil e eficaz.
Saúde Digital: Transformação e Maturidade Digital no SUS
O programa tem como objetivo orientar a evolução digital no SUS e fornecer ferramentas essenciais para gestores de todas as esferas – municipal, estadual e federal – na elaboração dos Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital (PA Saúde Digital). O período para o envio das respostas deve ser respeitado por todas as unidades federativas, exceto pelo Rio Grande do Sul, que tem até o dia 28 de outubro para submetê-las.
Envio e Maturidade Digital no SUS
O Ministério da Saúde destaca a importância do preenchimento do questionário e da participação ativa da equipe técnica para garantir uma avaliação abrangente e precisa. O Programa SUS Digital, em sua fase inicial de planejamento, inclui o INMSD como parte integrante.
Participação e Progresso no SUS Digital
Até o momento, 82% das unidades federativas já submeteram ou iniciaram o preenchimento do questionário. Um plantão foi realizado recentemente para esclarecer dúvidas sobre o INMSD, com foco nas questões relacionadas à telessaúde e outros aspectos. Para aqueles que não puderam participar, é possível obter suporte por meio do WebAtendimento ou por e-mail.
Facilidade e Eficiência no Preenchimento do Questionário
Durante o preenchimento do questionário, é viável interromper e retomar posteriormente, com as respostas anteriores salvas. O acesso ao questionário é feito pela plataforma InvestSUS, do Fundo Nacional de Saúde (FNS), mediante credenciais específicas e seleção do ícone do SUS Digital. Composto por 42 perguntas distribuídas em sete domínios, o instrumento deve ser preenchido pelos gestores de saúde das esferas municipal, estadual e federal.
Resultados e Visão Equitativa na Saúde Digital
Os resultados do índice são apresentados em uma escala de 0 a 1, auxiliando na identificação das demandas e capacidades de cada região, para apoiar a elaboração dos PA Saúde Digital. Não haverá divulgação dos resultados nem uso para classificação das regiões, visando uma compreensão justa e detalhada do cenário da saúde digital no Brasil.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo