A valorização de ruas é influenciada pela localização, estrutura do solo e acessos como estações de metrô. Outros fatores incluem ruas arborizadas e feiras livres.
No vasto emaranhado de mais de 50 mil ruas e avenidas oficiais que compõem a cidade de São Paulo, uma das mais valorizadas está situada no coração do Morumbi, região nobre da zona sul da capital paulista. A Rua Doutor Luiz Migliano, próxima ao Shopping Jardim Sul, apresenta um metro quadrado com valor estimado em R$ 58.295, consolidando-se como uma das vias mais valorizadas da metrópole.
Localizada em um ponto estratégico da cidade, a avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, no bairro do Itaim Bibi, é um importante polo empresarial e financeiro de São Paulo. Com edifícios corporativos de alto padrão e uma vasta infraestrutura de comércio e serviços, a avenida se destaca como um dos principais endereços comerciais da capital paulista, atraindo empresas de diversos segmentos e investidores interessados na região.
.
Localização estratégica da Rua Seridó
Próxima dos clubes Pinheiros, Paulistano e Hebraica, a rua abriga apartamentos que ultrapassam os R$ 30 milhões. E é justamente esse fácil acesso a pontos importantes da cidade que fomenta o bom resultado da Rua Seridó, mas não o único.
Aspectos determinantes na valorização de uma rua
A localização se destaca como principal engrenagem no sistema de valorização de um bairro ou rua, porém outros aspectos ajudam a determinar o custo do metro quadrado na região. É isto que explica Álvaro Coelho da Fonseca, Diretor Executivo da Coelho da Fonseca, imobiliária especializada no mercado de alto luxo.
Influência do trânsito e da estrutura do solo na valorização
Ele indica que o trânsito de veículos e pessoas também são analisados no momento de apontar o valor dos imóveis. ‘Ruas residenciais que não têm congestionamento são mais valorizadas. Também é importante que elas não possuam mais comércios do que residências’, adiciona.
Ruas arborizadas e a valorização dos imóveis
Ruas arborizadas tendem a abrigar imóveis com o metro quadrado mais valorizado que outras regiões/ Crédito: Breno Damascena + São Paulo tem a rua mais cara do Brasil. Confira o top 10 Álvaro conta que ruas fechadas com portões e cancelas também são mais valorizadas, além da proximidade de praças e parques.
Influência das feiras livres na desvalorização de imóveis
Por outro lado, ele observa que poucas coisas desvalorizam tanto os imóveis quanto as feiras livres. ‘As feiras de rua atrapalham o trânsito e impedem o morador de chegar em casa, o que acaba desvalorizando o bem’, analisa o executivo. ‘Não existe rua boa em bairro ruim’ São Paulo possui 6 das 10 ruas mais caras para comprar um imóvel no País.
Potencial de valorização do investimento em imóveis
‘As pessoas vão investir onde notam potencial valorização do investimento’, acrescenta Daniel. Para alcançar este objetivo, ele diz que os três pontos fundamentais são localização, infraestrutura e segurança. ‘As vias de acesso, parques próximos, iluminação, nível de vigilância e monitoramento aumentam a demanda do público por uma determinada rua’, sinaliza.
Fonte: © Estadão Imóveis
Comentários sobre este artigo