Corregedor nacional de Justiça deu prazo de 15 dias para apuração de reclamação disciplinar por cerceamento da liberdade de expressão, movimento feminista reivindica reconhecimento judicial.
O juiz do polêmico caso envolvendo Mariana Ferrer, Rudson Marcos, está sendo questionado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que solicitou esclarecimentos sobre as acusações de intimidação de pessoas que se manifestaram contra ele durante o julgamento.
O magistrado está sob escrutínio por sua conduta no processo que envolve o reclamado, com a necessidade de esclarecer os fatos levantados e garantir a transparência e imparcialidade do caso Mariana Ferrer.
Juiz do caso Mariana Ferrer sofre reclamação disciplinar
A reclamação disciplinar foi protocolada pela União Brasileira de Mulheres alegando que o magistrado teria cometido uma falta funcional ao mover uma ação contra mais de 160 indivíduos, incluindo artistas, políticos e influenciadores, por usarem a hashtag ‘#estuproculposo’ nas redes sociais em relação ao julgamento do caso da influenciadora Mariana Ferrer, que foi sentenciado pelo reclamado.
Ação contra mais de 160 pessoas movida pelo magistrado
O juiz Rudson Marcos, de Santa Catarina, está sob a mira de críticas por parte da União Brasileira de Mulheres, que alega que ele está tentando cercear a liberdade de expressão e de imprensa para intimidar e responsabilizar civilmente aqueles que se posicionaram sobre o caso Mariana Ferrer, que se tornou um símbolo da luta por direitos das mulheres e do reconhecimento e credibilidade judicial dos casos de violência contra a mulher.
Entidade pede apuração dos fatos narrados
Diante das acusações de que o juiz teria agido de forma a tentar cercear a liberdade de expressão, a União Brasileira de Mulheres solicitou a apuração dos fatos relatados e a imposição da devida sanção disciplinar. O juiz foi notificado para prestar esclarecimentos no prazo de 15 dias, conforme determinação do processo de número 0000361-07.2024.2.00.0000. Aguarda-se o desenrolar da situação para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Fonte: © Migalhas
Comentários sobre este artigo