Queda de temperatura já desperta busca do consumidor por novos itens, como a nova versão do PlayStation 5 e a boneca Barbie.
Depois de um início de ano marcado por ondas de calor, a queda de temperatura que predomina no Sudeste e no Sul do país desde maio já movimentou o varejo eletrônico. O frio que se instalou nas regiões do Sudeste e Sul do Brasil tem impactado diretamente as vendas online, com um aumento significativo na procura por produtos de inverno.
O clima de baixas temperaturas tem impulsionado as vendas de roupas e acessórios de frio, refletindo a mudança de comportamento dos consumidores diante das baixas temperaturas. O comércio eletrônico tem se adaptado a essa nova realidade, oferecendo promoções e descontos especiais para atender à demanda crescente por itens de inverno.
O consumidor busca novos itens para enfrentar o frio
O consumidor já está de olho em produtos para se proteger do frio, conforme aponta o Radar Simplex, um estudo desenvolvido pela startup franco-brasileira Simplex, que monitora as buscas realizadas por consumidores nos e-commerces do país. No topo da lista dos termos mais pesquisados, o chuveiro Lorenzetti teve um aumento de 728% em comparação ao mês anterior. Nas edições anteriores do Radar, a procura por ar-condicionado era recorrente, refletindo as intensas ondas de calor. No entanto, com a chegada do inverno, novos itens começam a surgir na lista.
Outro item em destaque foi o ‘cobertor quentinho que parece edredom’, que registrou um crescimento de 20,3% em comparação ao período anterior. Segundo João Lee, CEO da Simplex, a busca por produtos com descrições mais detalhadas é um indicativo forte de alta intenção de compra. O Radar geralmente apresenta termos genéricos, indicando que os consumidores estão na fase de pesquisa. Quando se aproximam da decisão de compra, termos mais específicos, as chamadas ‘caudas longas’, tornam-se mais comuns.
Na segunda posição da lista, o PlayStation 5 teve um aumento de 79% em relação ao mês anterior, impulsionado por especulações sobre um possível lançamento da versão atualizada, o PS 5 PRO. Enquanto isso, a boneca Barbie teve um crescimento de 55,8% em maio, possivelmente influenciada pela estreia de um filme. Outros produtos em alta foram fogão 4 bocas, caixa de som e monitor, indicando a possibilidade de compras de última hora para o Dia das Mães ou antecipação para o Dia dos Namorados.
Confira abaixo a lista completa dos dez itens mais buscados pelos consumidores nos principais e-commerces do país em maio e seus respectivos crescimentos em relação a abril: Chuveiro Lorenzetti (+ 728%) PS5 (+ 79%) Barbie (+ 55,8%) Ar-condicionado (+ 43%) Fogão 4 bocas (+ 41,3%) Monitor (+ 35,7%) Cadeira gamer (+ 32,8%) Cobertor quentinho que parece edredom (+ 20,3%) Caixa de som (+ 12,1%) Notebook gamer (+ 12%)
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo