O Monte Ruang, na Indonésia, pode influenciar o clima com seus gases e cinzas vulcânicas na camada atmosférica superior.
No decorrer da última semana, ocorreram múltiplas explosões no Monte Rubio, localizado na Indonésia, desencadeando uma intensa atividade vulcânica que lançou gases e cinzas a grandes altitudes, atingindo a segunda camada da atmosfera. Essas erupções impressionantes projetaram uma colossal coluna de cinzas a alturas superiores a dezenas de milhares de metros, chegando a lançar gases vulcânicos a cerca de 20 mil metros de altitude, de acordo com estimativas feitas por satélite.
A montanha de fogo, como é popularmente conhecido o Monte Rubio, demonstrou sua imponência ao enviar materiais vulcânicos tão longe na atmosfera, ultrapassando significativamente a altitude normal de voo de aviões comerciais, que é de aproximadamente 7.620 metros. Os efeitos imediatos da erupção vulcânica, tanto no clima quanto no tempo, já estão sendo observados, demandando a contínua evacuação da população da região em risco. A interferência dos vulcões no clima pode resultar em mudanças a curto prazo, como o resfriamento global das temperaturas, devido aos elementos injetados na atmosfera superior.
Impacto da Atividade Vulcânica em Ruang no Clima
Mas a influência do Monte Ruang no clima provavelmente será mínima, de acordo com Greg Huey, diretor da Escola de Ciências da Terra e Atmosfera do Georgia Tech. As condições meteorológicas diárias próximas ao Monte Ruang, como temperatura, nuvens e chuva, provavelmente não serão afetadas pela erupção vulcânica por muito tempo, afirmou Huey à CNN.
Erupção Vulcânica no Monte Ruang Indonésia
O Monte Ruang, uma montanha de fogo com 725 metros de altura localizada na ilha de Ruang, na província indonésia de Celebes Setentrional, entrou em erupção pelo menos sete vezes desde a noite de terça-feira, conforme relatado pela agência vulcanológica do país. Estratovulcões como o Monte Ruang podem gerar erupções explosivas devido à sua forma cônica, que favorece o acúmulo de gases, segundo vulcanologistas.
Impacto da Cinza Vulcânica na Atmosfera e no Clima
A cinza vulcânica consiste principalmente em uma mistura de sólidos triturados, como rochas, minerais e vidro, juntamente com gases como vapor de água, dióxido de carbono e dióxido de enxofre. ‘As cinzas desaparecem rapidamente da atmosfera porque são pesadas, grandes e tendem a se sedimentar rapidamente’, explicou Huey à CNN. São os gases vulcânicos que podem alcançar altitudes muito maiores na atmosfera, afetando também a camada atmosfera superior.
Efeito das Erupções do Monte Ruang na Estratosfera e no Clima Global
Durante as erupções do Monte Ruang, alguns gases liberados conseguiram penetrar na estratosfera, a segunda camada da atmosfera terrestre, situada acima da troposfera, onde ocorrem todos os fenômenos climáticos e a vida na Terra. A presença desses gases na estratosfera pode ter um efeito de resfriamento global, durando mais tempo se mais gás for injetado nessa camada. Erupções vulcânicas, como a do Monte Ruang, são uma das poucas formas naturais de gases com vida curta, como o dióxido de enxofre, alcançarem a estratosfera.
Comparação com Outras Erupções Vulcânicas
Em comparação, o Monte Pinatubo, outro estratovulcão nas Filipinas, liberou uma grande quantidade de dióxido de enxofre em sua erupção de 1991. Esta erupção resultou em um resfriamento global significativo que durou aproximadamente um ano. Os efeitos das erupções vulcânicas, como a do Monte Ruang, podem gerar impactos climáticos de longo prazo, influenciando a temperatura global e outros padrões meteorológicos.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo