Com 26 lojas na região metropolitana de Salvador, a empresa deve atingir seu primeiro bilhão em 2024 com expansão no interior.
A cadeia de supermercados Hiperideal, com sede na Bahia, expandiu suas operações para Portugal no começo deste ano, ao adquirir seis estabelecimentos da varejista portuguesa M. Cunha. Atualmente, a empresa está planejando a construção de sua primeira loja no território europeu, ao mesmo tempo em que analisa possibilidades de crescimento no interior da Bahia. ‘Já garantimos um terreno lá [em Portugal] para o novo supermercado Hiperideal.’
A rede de supermercados Hiperideal, conhecida por sua qualidade e variedade de produtos, está se consolidando no mercado português após a aquisição das lojas da varejista M. Cunha. Com planos de expansão tanto em Portugal quanto no Brasil, a empresa busca fortalecer sua presença e oferecer uma experiência única aos clientes. ‘A estratégia da rede de supermercados Hiperideal é se tornar referência tanto em Portugal quanto no Brasil, mantendo nosso compromisso com a excelência no atendimento e nos produtos.’
Expansão e Reformas nos Supermercados Hiperideal
As lojas adquiridas da M.Cunha exigem reformas para se alinharem ao padrão da rede de supermercados, mas até o início do próximo ano, a primeira unidade do Hiperideal de fato estará pronta, refletindo a identidade da empresa, revelou Amanda Vasconcelos, diretora do supermercado, em uma entrevista recente.
Amanda, que lidera sete áreas distintas dentro da companhia, é filha de João Gualberto, um dos fundadores da rede de supermercados. Ela compartilha que cresceu entre as gôndolas do supermercado, mas inicialmente não planejava seguir carreira nesse ramo. ‘Eu tinha o desejo de ser executiva, uma ‘faria limer”, confidencia. Após frequentar a faculdade em São Paulo, logo percebeu que seu verdadeiro lugar era em sua cidade natal.
Ao retornar para Salvador, trabalhou na Braskem e foi posteriormente convidada pelo pai a estabelecer uma trading no exterior, responsável por enviar produtos para o Hiperideal. ‘No entanto, antes disso, precisei passar seis meses imersa na empresa para compreender sua essência. Acabou que nunca mais saí de lá’, explica.
Atualmente, Amanda ocupa o cargo de presidente da Associação Baiana de Supermercados (ABASE) e é diretora da associação nacional, a Abras. Ela destaca os desafios enfrentados ao se impor no setor, que ainda é predominantemente masculino. ‘Sempre me questionam: é filha de quem? É esposa de quem? A nossa indústria ainda é majoritariamente masculina’, afirma a executiva.
Hiperideal: Expansão e Ocupação de Espaço no Mercado
Atualmente, o Hiperideal conta com 26 lojas em Salvador e na região metropolitana da capital baiana. Nos últimos anos, a rede de supermercados tem ocupado o espaço deixado por multinacionais que reduziram suas operações no Nordeste.
‘Acredito que as multinacionais tendem a focar no macro, no geral, e não conseguem se aprofundar nas operações nem ser tão ágeis quanto as empresas regionais. Observamos essas companhias crescendo no segmento de ‘atacarejo’ e perdendo terreno nas lojas de bairro’, explica Amanda.
Além da expansão internacional, a rede de supermercados está avaliando estratégias para continuar seu crescimento na Bahia, sem planos imediatos de expansão para outros estados. ‘Estamos constantemente em busca de novos terrenos. Existem oportunidades para abrir novas lojas em Salvador, este ano estamos indo para Feira de Santana e considerando outras cidades do interior’, revela a executiva.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo