Especialistas afirmam que a prática de reduzir o refluxo ácido pode melhorar os níveis de energia, com benefícios benéficos e variados.
Você talvez acredite que o bicarbonato de sódio guardado no cantinho do seu armário serve somente para neutralizar odores desagradáveis da geladeira, higienizar objetos ou preparar receitas de panificação.
No entanto, o bicarbonato sódio possui uma infinidade de usos surpreendentes, desde cuidados com a pele até a limpeza de utensílios domésticos. Experimente adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio no seu shampoo para um cabelo mais limpo e brilhante.
O bicarbonato de sódio: um ingrediente versátil e benéfico
Mas algumas pessoas estão adicionando o bicarbonato de sódio à água e compartilhando na internet que o bicarbonato de sódio pode melhorar o desempenho no exercício físico, reduzir o refluxo ácido e melhorar os níveis de energia, entre outros. Porém, especialistas explicam que o possível efeito benéfico da prática ainda é uma questão complexa devido a pesquisas limitadas e variadas, riscos e saúde pessoal.
O bicarbonato de sódio é um ingrediente natural muito interessante que pode fazer muito, afirma Frances Largeman-Roth, nutricionista registrada e autora de ‘Everyday Snack Tray’ (‘Tabuleiro de Lanches Diários’, em tradução livre do inglês). Ele também pode neutralizar odores e ajudar a remover manchas das suas roupas, completa a especialista por e-mail. No entanto, só porque o bicarbonato de sódio é produzido a partir de ingredientes naturais não significa que seja seguro ingeri-lo sem regulação, acrescenta Largeman-Roth.
A necessidade de cautela se deve à química do bicarbonato de sódio e à do corpo. A interação sensível entre os dois é exatamente o que pode trazer benefícios ou prejuízos. O bicarbonato de sódio é uma substância alcalina composta de sódio, hidrogênio, carbono e oxigênio, conforme explica Grace Derocha, nutricionista registrada e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. A principal forma como o bicarbonato de sódio pode ser útil para questões como refluxo ácido é neutralizando o ácido.
Na escala de pH de acidez e alcalinidade, qualquer coisa com um pH inferior a 7 é ácida, enquanto de 7 a 8 é neutra e qualquer coisa de 8 a 14 é alcalina ou básica. A faixa normal de pH para o corpo humano, medida pelo sangue, é de 7,35 a 7,45, segundo Derocha, mas partes específicas do corpo e substâncias têm seu próprio pH — como o pH altamente ácido do estômago, que é de 1. Consumir muito bicarbonato de sódio, que tem um pH alcalino de cerca de 8,3, pode trazer prejuízos.
Com base nisso, eis o que a pesquisa e os especialistas dizem sobre os efeitos na saúde, fatores de risco importantes e outras coisas que você precisa saber. O que a pesquisa mostra (e não mostra) Quando se trata dos benefícios do consumo de bicarbonato de sódio, a resistência ao exercício é um dos propósitos mais respaldados pela pesquisa, datando dos anos 1980 — embora alguns estudos sejam pequenos ou tenham conclusões variadas. Durante o exercício — especialmente o tipo intenso e anaeróbico, como corrida ou pular corda — o metabolismo muscular produz íons de hidrogênio, explica a fisiologista do exercício Tamara Hew-Butler, professora associada de ciência do exercício e esporte da Wayne State University em Detroit, por e-mail. Então, a quebra do glicogênio muscular que produz energia também resulta na produção de lactato mais um íon de hidrogênio. O acúmulo de íons ‘aumenta a acidez no…
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo