Consulta no site da agência reguladora para informações atualizadas sobre medicamentos: legislação, características, equivalência, tamanho e terapêutica intercambiável.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações atualizadas para que pacientes e profissionais de saúde tenham acesso a dados recentes sobre medicamento similar intercambiável.
É fundamental que os consumidores estejam cientes da importância de consultar um médico antes de optar por um medicamento similar. A escolha consciente de um genérico ou fármaco similar pode impactar positivamente no tratamento de diversas condições de saúde.
Legislação sobre Medicamento Similar
A legislação estabelece que um medicamento similar contenha os mesmos princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência. Suas diferenciações podem estar nas características como tamanho, forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.
Equivalência Terapêutica dos Medicamentos
Atualmente, a maioria dos medicamentos similares já comprova equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, o que assegura a substituição de forma segura. A Anvisa ressalta a importância dessa garantia para a segurança dos pacientes.
Atualização de Informações sobre Medicamentos
Desde 2014, a Anvisa vinha publicando e atualizando uma lista de medicamentos similares intercambiáveis. No entanto, esse método se mostrou ineficiente, pois a lista rapidamente se tornava obsoleta com a constante inclusão de novos registros de medicamentos similares.
Novas Instruções da Anvisa
Com as novas diretrizes para obter a relação de medicamentos similares intercambiáveis, por meio de um sistema de consultas, a proposta é manter as informações atualizadas diariamente. Isso garante aos profissionais de saúde e pacientes acesso a dados mais recentes do que as listas publicadas anteriormente.
Orientações para Identificar Medicamentos Intercambiáveis
Para verificar se um medicamento similar é intercambiável e com qual medicamento de referência, siga as orientações da Anvisa:
– Acesse a seção de consulta de medicamentos.
– Insira o nome do produto ou número do registro.
– Consulte a tabela com os produtos que atendem aos critérios de busca.
– Acesse as informações detalhadas do produto para identificar o medicamento de referência com o qual é intercambiável.
Confirmação de Intercambialidade
Conforme a Anvisa, é obrigatório que o medicamento similar intercambiável inclua essa informação em sua bula. Portanto, uma maneira de confirmar a intercambialidade é consultando a bula do medicamento. Essa prática é essencial para garantir o uso adequado e seguro de medicamentos similares.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo